top of page

Tecnologia no transporte escolar: conheça 03 grandes benefícios para a comunidade.

  • Foto do escritor: Frotus Sistemas
    Frotus Sistemas
  • 5 de jun. de 2019
  • 7 min de leitura

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Mesmo que você não use, já deve ter ouvido falar em aplicativos de transporte como o Uber, o Leve-me, o 99, o Frida Karro e vários outros que atualmente existem em diversas regiões do país e ao redor do mundo. O que pouca gente sabe é que existe, no mercado brasileiro, um tipo de "Uber do Transporte Escolar". Abaixo, explicaremos como funciona esse App e como os responsáveis, os alunos e os gestores podem se beneficiar com seu uso.


Antes de tudo, é preciso entender os problemas e desafios que as famílias, com filhos em idade escolar, que precisam de transporte público, enfrentam todos os dias. Um dos principais problemas enfrentados pelos pais é a grande falta de informação relacionada aos horários - nunca saber que horas, ao certo, o transporte escolar chegará, se haverá algum atraso ou, até mesmo, se o veículo passou antes do horário previsto.


Esse, por si só, já é um grande desafio. No entanto, podemos somar a esse outros fatores complicadores como a falta de comunicação entre as personas envolvidas no processo do transporte escolar e a exposição demasiada às intempéries climáticas - seja em dias frios ou chuvosos, seja em dias de calor excessivo.


Como se não bastasse, ainda é preciso considerar os problemas relacionados à segurança e à violência, relacionados ao trânsito, à ação de animais ou à ação humana. Tudo isso poderia ser facilmente eliminado ou minimizado com o uso de tecnologia adequada. O App desenvolvido pela Frotus Sistemas se propõe a resolver todas essas situações de maneira bem simples. Veja como:



1º) Controle e previsibilidade nos horários: o adeus à perda de tempo!


Na maioria dos municípios brasileiros, os veículos destinados ao transporte de estudantes trabalham com horário flexível para estar em cada ponto de embarque. Isso significa que os alunos precisam estar no "ponto" entre um horário X e um horário Y. Em diversas cidades, essa variação oscila entre cinco e dez minutos. Em algumas, ela passa de vinte ou trinta e chega a superar a marca de uma hora em outras localizações.


Isso não seria um problema tão grande se, em inúmeros casos, essa espera não acontecesse depois de muitos alunos precisarem percorrer distâncias consideráveis a pé, uma vez que os veículos do transporte público não os buscam em frente às suas portas, como fazem as vans do transporte privado.


Soma-se a isso outro agravante. Em boa parte dessas cidades, os terminais estão em péssimas condições: sujos, depredados e pichados. Em outras, sequer existe um terminal para abrigar os estudantes, que acabam esperando na chuva, no frio, no calor, sujeitos a todo tipo de perigo que a circunstância da rua oferece.


Nesse cenário, cada segundo parece durar bem mais para passar. Esse tempo, ainda, parece sofrer um agravante em determinadas regiões do país, como nas regiões sul e sudeste (com invernos mais rigorosos) e nas regiões norte e nordeste com (com suas chuvas tropicais ou calor demasiado), o que auxilia o aparecimento dos sintomas da gripe, tosse, mal-estar, fazendo esses "minutinhos" parecerem uma eternidade.


A gestão inadequada em relação aos horários, somada a esses outros fatores, acaba prejudicando diretamente os alunos e suas famílias, mas, também, dificulta o trabalho dos gestores. Assim, havendo controle mais pontual dos horários, o tempo de deslocamento dos veículos diminuiria, o que, por sua vez, levaria a menos desgaste e menor consumo de combustível, proporcionando maior economia aos cofres públicos.


Foi para evitar tudo isso que a Frotus Sistemas criou o aplicativo exclusivo para o transporte escolar. Carinhosamente chamado de "uber do transporte escolar" devido às suas funcionalidades, que se assemelham às do App voltado ao transporte privado de passageiros, nosso App dá previsibilidade aos horários e evita a perda de tempo para todos.


Com o uso do App, os pais podem acompanhar, em tempo real, onde está o veículo que buscará seu filho. Desde a sua saída da garagem até a sua residência, ele mostra a distância e a previsão de chegada, avisando com antecedência que o ônibus está se aproximando. Dessa forma, os responsáveis pelo aluno poderão se programar melhor na hora de buscá-lo, já que não será necessário que fiquem esperando por tempo prolongado nos locais de embarque.


A mesma tecnologia também beneficia os condutores, pois o rastreamento GPS do aplicativo, que traça a rota de maneira automática, a recalcula a cada ponto de embarque, mantendo o roteiro planejado. Sendo assim, o condutor, mesmo que seja um substituto ou que esteja fazendo determinada rota pela primeira vez, poderá segui-la com facilidade, sem erros e sem perder tempo.


2º) Melhor comunicação entre famílias, condutores e escolas


Além de facilitar a vida dos alunos, seus familiares e condutores em relação aos horários e à duração, outra questão, não menos importante, está relacionada à informação ou à falta dela. A comunicação entre as partes envolvidas no serviço de transporte escolar é praticamente nula na grande maioria dos municípios. Usuários do transporte público não se comunicam, de maneira efetiva, com os condutores, com as escolas ou com a secretaria de educação.


"Naquele dia, minha filha não voltou no horário de costume, então fiquei esperando, esperando até perceber que algo estava errado. Liguei na secretaria de educação e ninguém atendeu. Já se passara mais de uma hora e ela ainda não havia voltado. Comecei a entrar em desespero e, quando pensei em procurar alguma autoridade, ela apareceu"


Esse fato ocorreu com uma família em Santa Catarina em 2019. Ele mostra o quanto a falta de comunicação entre os gestores, condutores e familiares pode gerar angústia e transtorno. Tudo isso aconteceu porque o pneu do ônibus escolar estourou e o condutor do veículo não conseguiu comunicar o problema à secretaria da escola.


Assim como a secretaria escolar não foi avisada sobre os fatos, os responsáveis pelos alunos também não foram. Isso gerou um atraso generalizado, tanto para o caso dos alunos que estavam retornando da escola, quanto aos alunos que estavam se dirigindo a ela. Esse não é um caso isolado, pois, todos os dias, a falta de comunicação afeta de maneira negativa todos os envolvidos no processo de locomoção escolar.


Considerando esses pontos sobre comunicação, alguns questionamentos vêm à tona: e se acontecer algum problema antes ou durante um determinado percurso? Como e quem irá resolver? Como os responsáveis serão avisados?


O fato de não haver comunicação eficaz entre os envolvidos no processo do transporte de alunos acaba maximizando até mesmo os menores problemas, como esse descrito acima. Isso acaba gerando desconfiança e insatisfação para os cidadãos que precisam e dependem desse serviço para garantir a frequência de seus filhos na escola.


Isso é tema para outro post, mas vale abordar aqui, também, apenas para reflexão: você já pensou o quanto a falta de acesso ao transporte escolar pode impactar nos índices relacionados à evasão e ao abandono escolar?


Daí a importância de tornar toda essa operação mais transparente e, ao mesmo tempo, proporcionar maior qualidade nesses serviços aos munícipes. Isso poderia parecer uma tarefa difícil, até quase impossível, em alguns casos, para muitos gestores, se não existissem, à sua disposição, tecnologias de ponta para viabilizar o bom andamento da máquina pública.


Com a tecnologia desenvolvida pela Frotus Sistemas, tudo isso não só se tornou possível, como virou uma realidade que já beneficia inúmeras cidades e impacta milhares de estudantes e familiares em todo o país. Isso nos mostra o quanto uma boa comunicação pode impactar de maneira positiva a comunidade e o quanto a falta dela pode prejudicar a educação.


3º) Maior segurança e conforto aos alunos


Além de auxiliar na questão dos horários, do tempo e da comunicação, nosso App para o transporte escolar impacta, diretamente, em outros dois pontos extremamente importantes: no conforto e na segurança. Imagine seus filhos andando sozinhos pelas ruas, esperando pelo transporte em locais inapropriados, correndo todo tipo de risco e ficando expostos:


- a condições climáticas - seja em dias frios, dias chuvosos, seja em dias de calor excessivo;

- à ação dos animais - no Brasil, são mais de 30 milhões de animais vagando pelas ruas;

- ao trânsito - atropelamentos: há uma grande quantidade de veículos e motoristas de todo tipo;

- à ação humana - problemas com assalto, tráfico de drogas, violência física e sexual.


Você já parou para pensar que seus filhos correm esses riscos todos os dias ao sair pela porta de casa? Considerando todos esses fatores, um único minuto de espera parece equivaler a mais de uma hora em meio a um imprevisto no transporte.


Além disso, é importante que seja considerada a questão do conforto. Imagine seus filhos andando de manhã cedo, na chuva, no frio, no vento gelado. Imagine, também, seus filhos andando sob o sol escaldante, iniciando o período de aprendizado após excessiva transpiração e sentindo um mal-estar.


Esse desconforto, em muitos casos, costuma causar ou estar associado a doenças respiratórias, gripes ou alergias, que são desencadeadas pela exposição da criança aos efeitos do clima. Esses, portanto, são fatores que levam à infrequência na escola, à perda de provas e, ainda, em muitos casos, à transmissão de algum vírus para outros membros da família, professores ou colegas.


Com base em tudo isso, faz-se necessário analisar dois pontos cruciais: quanto vale a segurança e o conforto dos seus filhos? E quanto pode custar a falta deles?


Abaixo, reunimos diversos casos semelhantes aos apontados acima. Nas matérias disponíveis, por meio de vários canais de notícias de todo o país, fica evidente que, em todo o território nacional, desde cidades pequenas e regiões interioranas até grandes centros, os alunos sofrem com problemas relacionados à falta de comunicação, à falta de segurança e à falta de informação que acabam deteriorando a experiência diária à qual os estudantes brasileiros se submetem todos os dias.


Foi com a expectativa de evitar que milhões de crianças e jovens fiquem expostas a todos esses riscos, mais que o necessário, é que foi desenvolvida toda a nossa tecnologia. Foi para tranquilizar, um pouco mais, os responsáveis por esses alunos que o nosso App foi criado. Foi para facilitar a vida dos profissionais da educação, proporcionando melhor condição e qualidade no trabalho que resolvemos abraçar essa causa.


E aí? Gostou? É assim que impactamos na comunidade e podemos contribuir com sua gestão!


Solicite uma CONSULTORIA GRÁTIS! Um dos nossos consultores irá mostrar a você como nossos recursos funcionam na prática e como você poderá implantar o Software da Frotus Sistemas na sua cidade também.

 
 
 

Comentários


Diga ao Google

Siga-nos nas redes sociais para saber mais sobre o nosso dia a dia. Acompanhe também o nosso BLOG e veja nossos conteúdos exclusivos sobre tecnologia aplicada na gestão dos transportes.

(48) 999.331.243

(48) 991.905.873

 

Estamos localizados em Santa Catarina na Av. Hercílio Luz, 639 - Centro de Florianópolis.

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
  • White YouTube Icon

© 2018 - 2024 Frotus Sistemas Ltda - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade | Termos de Uso

bottom of page